segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Apresentação.



Começo por contar a minha história nos Ralis.
Foi em 1997, na entrega de troféus do Rali Ilha Lilàz, que juntamente com um amigo decidimos comprar um carro a meias para nos iniciarmos nos Ralis, poucos dias depois comprámos mesmo um Seat Marbella que já era bem conhecido e usado aqui na Ilha Terceira. Começou a viagem, preparámos o carro com a ajuda dos meus irmão e dos mecânicos da Auto Avelino e participámos no Rali Sical em 1998 onde a estreia não foi muito positiva, pois desistimos no final do primeiro troço, numa altura em que a assistência ainda era dada na estrada junto ao final dos troços. Reparámos o carro e voltámos a participar no Lilàz no mesmo ano, Rali que terminámos e com distinção, nessa altura tivemos que vender o carro e fiquei a pé no Sical de 1999, fui pra cima da parede e percebi a doença que tinha apanhado, escusado será dizer que dias depois comprei um carro para preparar para o Lilàz, carro esse que era o carro de treinos do Paulo Rui Melo, um Citroen Saxo Cup com umas suspensões de competição e pouco mais. Lá estava eu à partida do Lilàz em 99 agora com o meu Irmão César como navegador, e fomos nesse Rali a revelação pois andámos quase sempre em quinto da geral, à frente de nomes bem conhecidos do campeonato Regional, só que a falta de experiência e a gana dos 22 anos levaram-nos de encontro a uma árvore já quase no final da prova e ficámos na Catarina Vieira à espera do reboque do Mestre Avelino, que diga-se de passagem, não gostou muito do que viu quando lá chegou. Naqueles dias foi bastante difícil aceitar o facto de ter deitado tudo a perder, mas houve alguém que viajou muitos quilometros para estar ao meu lado e mostrar-me que a vida é mesmo assim, uns dias melhores que os outros, e quando se tem alguém assim ao nosso lado tudo é mais facil de ultrapassar. Felizmente esse momento acompanhou-me ao longo destes 10 anos e trouxe-me uma postura diferente, e o certo é que nunca mais desisti de um Rali por despiste, o que não quer dizer que não aconteça já no próximo.
Nos dois anos seguintes continuei com o Saxo a fazer só os Nossos Ralis, na Terceira, sempre com classificações positivas que nos levaram ao FM Team em 2002 para fazer o campeonato completo, sendo as provas da Terceira ao volante de um Mitsubishi Carisma GT que nos deu a primeiro e único pódium em Ralis do Campeonato Regional, nos outros Ralis fora da Ilha, começámos com a Ribeira Grande onde fomos aprender a conduzir em terra e nesse ano só não terminámos no Faial por avaria mecânica, foi uma experiência muito positiva que infelizmente por falta de apoios não se voltou a repetir. No ano seguinte ( 2003 ) continuámos com o FM Team, mas só nos Ralis Terceirenses, no Sical com um Saxo Gr A e no Lilàz com um Saxo Gr N. Em 2004 não participei no Sical e a doença voltou a atacar e para o Lilàz aluguei o Vw Golf Gti ao Hermano Couto e lá fui eu divertir-me com um carro que dava muito gozo conduzir, devido à caixa de velocidades que tinha, no ano seguinte voltei a para, fazendo apenas de carro 00 num Rali, para em 2006 voltar com o Subaru que tenho até hoje, com ele já ganhei a Taça Ilha Terceira de Ralis em 2007 e estou ainda na luta por ela em 2008, quando daqui a uma semana estarei na estrada para defender o titulo do ano passado. Este ano voltei a ter a oportunidade de conduzir um carro muito competitivo, nos Ralis Sical e Lilàz, onde fiz o 4º e 5º lugar da geral respectivamente e tive mais uma vez que conduzir mais com a cabeça do que com o coração, pois não convinha nada partir um carro daquele valor. É esta a minha história abreviada nos Ralis, resta-me agradecer a todos os que me ajudaram a viver e a realizar este sonho que é fazer Ralis, Mecânicos, Família, Amigos, Patrocinadores, Adeptos, e de uma forma especial, a minha Namorada que me deu e dá toda a força e apoio para eu continuar a sonhar....
Abraço.
Nuno Rocha

2 comentários:

Gilas disse...

Parabéns Nuno, e um grande abraço!

Esta tua história deve ter continuação pois falta dizer-nos o carro para 2009...

Gerardo Rosa

gugu disse...

parabens nuno por este blog não te esqueças de o ir actualizando com mais noticias e com as tuas antevisões das provas bem como depois das mesmas
abraço .
P.S.- se quiseres mais fotos do marbelha eu tenho
um abraço deste amigo