domingo, 21 de junho de 2009

Sanjoaninas à chuva!


A festa é do Sol, mas a chuva também quis vir. E foi com chuva que disputámos mais uma prova da Taça Ilha Terceira de Ralis, não era muita, mas a suficiente para deixar o asfalto liso da zona industrial de Angra ainda mais deslizante. À partida eu tinha a duvida se o traçado seria mais propicio aos Saxos Gr A ou aos 4x4 mais evoluídos, como o Subaru do Tiago e o Mitsubishi do Hermano, e agora a ideia com que fiquei foi que a potência e tracção à saída das curvas e ganchos destes 4x4 foram uma mais valia, principalmente devido à chuva que caiu no troço, mas mesmo sem ela acho que os resultados finais não iriam ser diferentes. O Tiago Azevedo consegui tirar o melhor partido de um carro que praticamente só conhecia do banco do lado direito, e fez valer a grande competitividade do Subaru para obter o primeiro lugar e animar a luta da Taça. O Fernando Meneses mostrou um grande ritmo e fez a diferença em relação aos seus adversários mais directos nos Saxos, esteve mais uma vez em grande nível. O Hermano Couto foi um justíssimo 3º classificado, tendo feito tempos muito bons e mostrando cada vez mais à vontade com o Mitsubishi, esperemos que faça mais provas da Taça e será com certeza mais um ponto de interesse para a competição. Muito haveria a dizer sobre muitos outros concorrentes, houve surpresas, confirmações, desilusões, etc... mas os Ralis são isso mesmo.
Agora falando de mim, não estive nos meus dias. Na primeira pec, 4 ou 5 minutos antes de eu partir começou a chover, eu estava a experimentar pela primeira vez uns novos pneus Fedima nas rodas da frente que se mostraram completamente ineficazes no asfalto molhado e faziam o carro escorregar muito de frente, depois cheguei aos bilros para fazer o pião e o travão de mão não quis colaborar e cheguei mesmo a ter que fazer recuo num deles, conclusão, perdi logo muito tempo. Na segunda pec as coisas já correram um pouco melhor, sem chuva os pneus foram bem melhores e consegui um tempo mais perto da minha realidade, na terceira pec já tinha os habituais Michelin na frente e os novos Fedima na traseira, voltou a chover e desta vez o carro escorregava bastante de traseira, mas a traseira é bem mais fácil de controlar quando foge do que a frente, e consegui tirar 5 segundos à primeira pec no mesmo sentido, na ultima pec as coisas voltaram a correr mal, fizemos o troço todo muito bem, acho até que seria a minha melhor passagem, quando à entrada para a ultima curva,toquei com a perna na chave de ignição e desliguei o motor, o que me fez perder algum tempo e provar que há dias em as coisas simplesmente não correm bem e não há nada a fazer. De qualquer forma, não há milagres e não se fazem omeletes sem ovos, para se puder lutar pelos primeiros lugares em Ralis ou circuitos temos que ter condições e trabalhar para isso, e isto não é uma desculpa para o mau resultado, é assumir a culpa, porque eu não me sentava dentro do meu carro desde o Rali Sical, sentei-me no Sábado de Manhã para ir alinhar a direcção e na volta para casa fiquei sem mudanças, por acaso foi fácil resolver mas podia não ter sido e já não fazia a prova, já não andava em ritmo de competição também desde esse dia, e por isso só na ultima passagem é que me senti mais confiante, fiz o Rali Sical com quatro Pneus já bastante usados e os da frente no fim do Rali estavam nas lonas, agora levei os mesmos pneus a trás e pus dois Fedima novos na frente, porque eram uma solução muito mais barata do que uns BfGoodrich, muito menos de metade do preço, mas só os experimentei já em prova, o que não pode ser. A alavanca do travão de mão é muito curta o que faz com que tenha que fazer muita força para conseguir bloquear as rodas de trás e por vezes nem consigo, mas eu já sabia disso e não resolvi. Ou seja tudo isto tem a sua razão, que é a falta de apoios que me permitam estar ao nível dos meus adversários dos últimos anos, e consequentemente falta-me motivação para testar, para preparar o carro com mais antecedência e cuidado, e quando as coisas começam a ser assim há que parar e pensar se vale a pena continuar, mas isso deixo para o próximo texto que aqui vou escrever nos próximos dias.
Até lá, abraço.
Nuno Rocha

Sem comentários: